terça-feira, 27 de julho de 2010

V reunião do Grupo de Estudos de Direitos Animais da Unicamp

Parte final do ciclo de estudos sobre ética e experimentação animal.

Data: 31 de julho de 2010.
Horário: 15h.
Local: Teatro de arena da Praça da Paz, Unicamp, Campinas-SP. Em caso de chuva, o estudo será realizado no vão do Prédio Ciclo Básico II. Consulte o mapa.

Discutiremos o artigo The Use of Nonhuman Animals in Biomedical Research: Necessity and Justification, de Gary L. Francione (Professor de Direito e Filosofia da Universidade Rutgers, EUA). Publicado no Journal of Law, Medicine & Ethics (241-248, verão de 2007).

Neste artigo, Francione aborda o tema da vivissecção sob o foco da necessidade e da ética. Inicialmente o autor contesta a eficácia da experimentação animal e mostra que ela não é estritamente necessária, mas sim uma conveniência. Francione então argumenta que a experimentação não é racionalmente defensável do ponto de vista ético, e contesta os argumentos utilizados por John Rawls, Peter Carruthers e Carl Cohen, os quais defendem que não-humanos não devem fazer parte da comunidade moral.

Após a reunião haverá uma confraternização com piquenique vegano.

Um comentário:

  1. Olá, já assistiram a esse vídeo, "Da utilidade dos animais"? É uma crítica de Carlos Drummond de Andrade à visão utilitária que temos sobre os mesmos. Abraços e parabéns.

    http://www.anda.jor.br/2010/10/01/da-utilidade-dos-animais/

    ResponderExcluir