quarta-feira, 7 de abril de 2010

III reunião do Grupo de Estudos de Direitos Animais da Unicamp

Ética e Experimentação Animal

O uso de animais não-humanos em pesquisa biomédica será o tema da próxima reunião do Grupo de Estudos de Direitos Animais da Unicamp.

Data: 17 de abril de 2010.
Horário: 15h.
Local: Teatro de arena da Praça da Paz, Unicamp, Campinas-SP. Em caso de chuva, o estudo será realizado no vão do Prédio Ciclo Básico II. Consulte o mapa.

Após a reunião haverá uma confraternização com piquenique vegano.

Para melhor aproveitamento, dividiremos o estudo em três sessões - uma por mês, a partir de abril - nas quais serão lidos e discutidos os seguintes artigos:

1. Experimentação animal: aspectos bioéticos e normativos, de Danielle Maria Machado R. Azevêdo (veterinária, doutora em zootecnia e pesquisadora da Embrapa Meio-Norte). Disponível no Site da Sociedade Brasileira de Bioética - Regional do Piauí: http://www.portalbioetica.com.br.

Este artigo da Danielle é uma leitura introdutória e inclui uma breve apresentação da legislação brasileira sobre o assunto. Não menciona, entretanto, a teoria de direitos animais (cita-se apenas Singer).

2. The Case for the Use of Animals in Biomedical Research, de Carl Cohen (Professor da Faculdade de Medicina  da Universidade de Michigan, EUA). Publicado no The New England Journal of Medicine, 315(1986):865-870.

Artigo clássico que defende o uso de animais. O autor justifica tal posicionamento ao argumentar que não-humanos não possuem direitos. Cohen também ataca o ponto de vista de Singer de que os animais sofrem demasiadamente ou desnecessariamente, e finaliza propondo o aumento do uso de animais. Curiosamente, o autor critica a inconsistência daqueles que se opõem ao uso de animais em experimentos, mas continuam utilizando produtos de origem animal na alimentação e vestuário. Tal artigo será discutido no segundo estudo.

3. The Use of Nonhuman Animals in Biomedical Research: Necessity and Justification, de Gary L. Francione (Professor de Direito e Filosofia da Universidade Rutgers, EUA). Publicado no Journal of Law, Medicine & Ethics, verão de 2007, 241-248.

Artigo contrário ao uso de animais, com argumentação baseada na questão da necessidade e da ética. Inclui uma objeção ao artigo de Cohen, e objeções a outros autores que defendem que animais não possuem direitos, como os filósofos John Rawls e Peter Carruthers. Este artigo de Francione será discutido no terceiro estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário